sábado, 5 de janeiro de 2013

FUTEBOL E PILATES



O futebol é um dos esportes de maior exigência física por parte do praticante. Força, resistência, velocidade e agilidade são fatores determinantes e atributos necessários para a sua prática.


Para melhorar, os jogadores precisam de um programa de treinamento de futebol que irá produzir os melhores resultados no menor tempo possível. Com seu foco no núcleo da força, flexibilidade, estabilidade e equilíbrio, o Pilates é uma ótima ferramenta para o condicionamento de futebol. Pode melhorar o desempenho de um jogador e ajudar a prevenir lesões que atormentam jogadores de futebol.


Benefícios do Pilates para o programa de condicionamento de Futebol:
• Cria a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade
• Cria músculos longos e resistentes sem volume adicional
• Aumenta a flexibilidade e a amplitude de movimento
• Restaura a postura natural e o alinhamento do corpo
• Melhora a estabilidade e o equilíbrio
• Corrige os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesão
• Aumenta a resistência através de técnicas de respiração correta
• Fortalece a parte superior do corpo sem acrescentar volume




Técnicos de Futebol, como Arsene Wenger, do Arsenal,


há muito tempo pregam a importância crucial do alongamento e flexibilidade – o que de melhor oferece o Pilates. 






Um exemplo disso é relatado pelo craque David Beckham que é adepto da prática do Pilates “Uma hora por dia de Pilates, eu sou o melhor que tenho sido por muito tempo.”









David Beckham, jogador de futebol profissional



David Beckham foi apresentado ao Pilates, enquanto estava no plantel do Milan. Beckham diz que pratica uma hora de Pilates por dia. Diz também que graças a isso tornou seu nível muito melhor. Após a incorporação do Pilates em seu programa de condicionamento de futebol, sua gordura corporal total caiu de 13,7 por cento para 8,5 por cento.






Enquanto alguns dos exercícios e alongamentos podem ser familiares, é a compreensão das técnicas de Pilates que traz o êxito aos programas de treinos. O núcleo (core) intensificado ajuda a melhorar a eficiência de execução, respiração e resistência. Evita também o aumento da gama de exercícios de um jogador e seus movimentos de quadris e pernas, o Pilates também ajuda a melhorar a postura através do alinhamento da coluna e reduz o risco de lesões através do alívio de músculos tensos e desequilíbrios musculares. Os exercícios específicos de Pilates também podem ser utilizados para ajudar o jogador a se recuperar mais rapidamente de uma lesão.
Fonte: http://www.marybange.com








veja também matéria publicada em
27 out 2012
PILATES NA PREPARAÇÃO FÍSICA DO FUTEBOL








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário