sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PILATES PARA O GOLFE





A natureza assimétrica e repetitiva do golfe vem sendo reportada pelos pesquisadores como o fator mais importante no aparecimento de lesões. Mais de 80% das lesões são causadas por overuse, ou excesso de uso. Porém acredita-se que é a soma de fatores que levam ao aparecimento das lesões. As lesões mais freqüentes em jogadores de golfe são as lesões de coluna, seguida por lesões em punho, cotovelo e ombro.

O golfe é um esporte que não discrimina seu jogador por idade. A idade média dos jogadores normalmente é de 45 anos e através de pesquisas foi provado que isso não é um fator predominante para o aparecimento de lesões. Existem, porém diferenças entre os jogadores profissionais e amadores. Os jogadores profissionais sofrem em média mais lesões de coluna do que os amadores devido à sua biomecânica ser melhor e mais eficiente, exigindo menos força na torção do tronco. No entanto estes jogadores praticam o movimento do swing em média três vezes mais por semana, provocando assim microlesões nos músculos e lesões por estresse nas articulações. Pesquisas mostram que o excesso de prática do swing (overuse) acima de 200 por semana é a maior causa das lesões.

Os jogadores amadores, entretanto já apresentam um swing defeituoso, e por isso tendem a se machucar mais devido a uma carga maior no torque de torção da coluna durante o swing, e a força compressiva relacionada à flexão combinada com torção. As regiões mais afetadas são os cotovelos, seguido de coluna e ombros.

Como as dores lombares são um fator comum em todos os jogadores, vejamos as causas encontradas nas pesquisas:

• Falta de flexibilidade de rotação torácica e de quadril: A falta de flexibilidade numa estrutura leva a movimentos compensatórios em outras regiões, causando assim lesões.
• Técnica de movimento errada: É necessário aprender a técnica correta com um professor para evitar movimentos lesivos e com cargas de compressão altas.
• Fraqueza muscular abdominal e paravertebral: estes músculos protegem a coluna de movimentos lesivos. Quando estão fracos a chance de lesão aumenta.
• Overuse: A prática do Swing deve ser limitada para não desgastar as articulações.
• IMC alto: Estar acima do peso, especialmente com uma circunferência abdominal fora do normal provoca desvios como a lordose, que pode acentuar a lombalgia.
• Carregar a bolsa de tacos: É melhor usar uma bolsa ergonômica com rodinhas ou contratar os serviços de um caddie para poupar sua coluna nos deslocamentos entre os buracos
• Falta de condicionamento físico: O jogador deve ser capaz de caminhar longas distâncias e realizar o swing repetidamente durante o jogo. Está provado que realizar um movimento vigoroso como o swing num estado de exaustão diminui a performance do movimento, podendo causar lesões.
• Falta de aquecimento: O aquecimento é necessário para preparar os músculos e articulações para o exercício. Deve envolver movimentos funcionais similares ao esporte, e ter duração mínima de dez minutos.












Pilates para o Golfe:


O Pilates é um método de atividade física que trabalha com os princípios de organização do tronco através da respiração, alongamento axial e controle do centro, articulação da coluna, alinhamento de extremidades e integração de movimento.

Estes movimentos são realizados de maneira suave promovendo a concentração e relaxamento do aluno. A técnica é também usada para promover o condicionamento físico, trabalhar a força e flexibilidade e melhorar a consciência corporal. Por ser um método com inúmeros benefícios e com chances reduzidas de provocar lesões, é muito procurado por esportistas de várias modalidades e indivíduos com sinais de fraqueza muscular, lombalgia e estresse.

Os exercícios visam à organização do tronco em movimentos holísticos, ou seja, cada movimento trabalha ao mesmo tempo vários segmentos do corpo, como o abdômen, músculos da coluna, pernas e braços. Pode ser praticado diariamente, mas os benefícios são notados com uma freqüência de duas vezes por semana. A partir da segunda semana e em alguns casos já se pode perceber um aumento da flexibilidade e alivio da dor lombar.

Benefícios do Pilates para jogadores de GOLFE:

1. Fortalecimento da estrutura central do corpo: Ajuda a estabilizar a coluna durante o swing e através do músculo transverso protege a coluna e melhora a consciência dos movimentos.

2. Melhora da flexibilidade: Aumentando a amplitude de movimento diminui-se a chance de lesar a coluna num movimento desgastante e repetitivo como o swing.

3. Melhora a flexibilidade de membros inferiores: Em muitos casos a lombalgia está associada ao encurtamento muscular na região posterior da coxa. O aumento da flexibilidade de membros inferiores evita a lordose e as dores ciáticas.

4. Fortalecimento da cintura escapular: A elevação do ombro causa impacto do osso úmero na cápsula articular danificando o tendão supra-espinhoso, podendo causar tendinite, bursite ou ruptura. Fortalecer o grupo muscular do ombro (manguito rotatório) evitando impacto e a instabilidade do mesmo.

5. Compensação de movimentos unilaterais: Como o Swing é realizado sempre para o mesmo lado, isso provoca desajustes e irregularidades no corpo. O encurtamento dos músculos de um lado aumenta a probabilidade de dores. O pilates ajuda a compensar estes desajustes trabalhando a bilateralidade e evita lesões de coluna.

6. Fortalecimento de membros superiores: Fortalecer os músculos do ombro, braço, antebraço, punho e mão são essenciais para uma pegada mais correta. Isto proporciona estabilidade no impacto da bola.

7. Fortalecimento de membros inferiores: O fortalecimento favorece a transferência de peso nas articulações protegendo as estruturas que sofrem com a rotação. Também ajuda a corrigir ou estabilizar desvios e deformidades no joelho como o Genovaro (pernas arqueadas como as de um cavaleiro) e o Genovalgo (pernas em X).

8. Integração de cabeça e extremidades: A integração de membros visa à sinergia do movimento na produção de força.

9. Articulação de coluna: O Pilates aumenta a mobilidade articular segmentar da coluna, melhorando a flexibilidade e o controle motor. Isso proporciona um movimento mais controlado e fluído com consciência corporal e flexibilidade.

10. Alivio do Stress.

O golfe é um esporte para alguns e um hobbie para outros, mas em todos os casos o jogador deve proteger sua coluna vertebral para poder continuar jogando por muitos anos. Devemos estar sempre atentos aos sinais que nosso corpo envia e ter uma vida saudável sempre.
Fonte: fitfun.com.br








veja também matéria publicada em
17 out 2012
COMO MELHORAR O SWING NO GOLFE?








.

Nenhum comentário:

Postar um comentário