domingo, 17 de junho de 2012

ALONGUE-SE


Os 2 tipos de alongamento mais praticados pelas pessoas são: estático e dinâmico. Conheça agora um pouco mais sobre esses métodos!
Diferentes métodos de alongamento têm sido utilizados na prática de diversas atividades físicas no aquecimento e durante programas que visam o desenvolvimento da flexibilidade. Dentre eles, o método estático e o dinâmico que são atualmente os mais conhecidos e estudados pela literatura.
Fonte: hipertrofia.org

Estudos que procuraram comparar o efeito do método dinâmico e estático de alongamento não observam diferença significativa entre eles. Outras pesquisas respeitadas no ambiente da saúde como o de Coach Boyle, fizeram com que “eliminássemos” os alongamentos estáticos das sessões de treinamento e estes fossem substituídos por um“aquecimento dinâmico”.
Não vejo o alongamento estático como um método negativo, como diz Boyle, porém concordo que o aquecimento dinâmico é uma forma mais eficiente de preparar o corpo para as sessões de qualquer atividade física. Ele confirma que prevenimos lesões e dores, e que isso pode estar relacionado também à limitação física do praticante quanto à sua flexibilidade.
Pelo fato de o alongamento poder ser a fase mais ignorada pelas pessoas na prática de atividade física, os profissionais devem instruir seu aluno de uma forma mais direta.
Podemos utilizar séries de alongamentos para contribuir ao aquecimento ou até mesmo após a atividade como forma de recuperação ativa!
Fonte: Rafaela Porto 







veja também matéria publicada neste blog em
16 jan 2012







..

Nenhum comentário:

Postar um comentário