quarta-feira, 4 de maio de 2011

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PÉ CHATO E PÉ CAVO?







Os pés, partes fundamentais para a sustentação corporal e para a locomoção, constituem estruturas complexas do corpo humano, formados por diversos ossos, músculos, tendões e bursas. 

Para favorecer a distribuição do peso corporal, o equilíbrio e a deambulação (ato de correr e caminhar), os pés devem possuir um adequado formato anatômico, com um arqueamento na sola.







O pé plano, também conhecido como “pé chato” ou como pé plano valgo flexível, ocorre quando existe uma deformidade anatômica oriunda do achatamento de um ou mais arcos do pé. 




Essa condição clínica faz com que a pessoa pise com quase toda a sola do pé no chão, o que pode ensejar o aparecimento de dor e outros desconfortos, não só nos pés, mas, também, em várias outras regiões do corpo (como o joelho, o quadril, e a coluna).






pé plano






Em alguns casos, o pé plano pode ser assintomático, de modo que a pessoa com essa alteração anatômica, nem sabe que a possui. Na maioria dessas situações, portanto, não há necessidade de tratamento.










Já o pé cavo, também conhecido como “pé arqueado”, é considerado o oposto do pé plano. Essa alteração ocorre devido a elevação excessiva do arco plantar, que por conseqüência, gera uma diminuição do comprimento do pé.




pé cavo




Esse caso é menos comum que o anterior, mas, apresenta maior probabilidade de causar problemas ortopédicos.


Pés muito arqueados costumam ser mais problemáticos porque a tensão na região dos dedos e do tornozelo é maior. Isso pode causar dificuldades de adaptação aos calçados e dor ao realizar atividades como caminhar, correr e ficar longos períodos em pé.


Em ambos os casos, no pé plano e no pé cavo, o paciente deve ficar atendo para a necessidade de tratamento. É importante verificar se a causa dessas alterações é ortopédica, neuromuscular ou neurológica.


O tratamento, quando necessário, pode ser realizado de várias formas, a depender da necessidade de cada situação concreta. 


No mais das vezes, é salutar o uso de sapatos ou palmilhas ortopédicas, a realização de fisioterapia e terapia medicamentosa para os casos de dores e inflamação. 


Em situações extremas, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias.

Fonte: fisionews




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
18 MARÇO DE 2010
A BASE DE SUSTENTAÇÃO DO CORPO:  
OS PÉS E O TORNOZELO 

Um comentário: