domingo, 10 de abril de 2011

PULSEIRAS DO EQUILÍBRIO FUNCIONAM?

Pulseiras do equilíbrio em cheque


Um acessório que está na moda teve a publicidade proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. A pulseira pode ser vista enfeitando os braços de inúmeras celebridades e atletas em todo o mundo. 

Os benefícios de \"resistência, equilíbrio, flexibilidade e força\" para quem faz uso do acessório não poderão mais ser usados como argumentos para venda do produto, pois não têm eficácia comprovada. De acordo com um pronunciamento da Anvisa, a pulseira não foi proibida de ser comercializada, apenas sua propaganda foi suspensa. 


As pulseiras contêm um holograma que contém frequências que reagem positivamente com o campo magnético de seu corpo para amplificar a comunicação de cada célula. Quando as células se comunicam melhor, o corpo trabalha melhor,aprimorando o equilíbrio, força, flexibilidade e circulação sanguínea.

Mas o que seria um holograma e o que isso tem a ver com o seu corpo? Holograma é a representação de um objeto que reproduz uma imagem em formato tridimensional. 

No caso da pulseira, é um símbolo que fica no centro do bracelete. No entanto, de acordo com o físico da Unesp, Pablo Venegas, a propaganda da pulseira não tem embasamento científico nenhum. Ele diz: \"hologramas não interagem com nosso corpo e não têm nada a ver com emissão de frequências e o campo magnético não tem relação com aumento da força da pessoa\". 


De acordo com o fisiologista do esporte da Unifesp, Raul Santo, essas promessas não possuem relação com o campo magnético. \"A força tem a ver com características genéticas e o treinamento físico, bem como a flexibilidade. Já o equilíbrio é regulado pelo sistema nervoso central, assim como a circulação sanguínea. Conseguir esses pontos depende do estado geral de saúde da pessoa e de seu estilo de vida. Não há receita milagrosa\", define o médico. 


O que pode estar acontecendo em muitos dos usuários da pulseira que acreditam na sua eficácia é um efeito psicológico. \"A crença que algo vai fazer bem pode aumentar as chances de sentir os possíveis benefícios\", diz Raul. 


Um estudo publicado na revista British Medical Journal concluiu que terapias e acessórios que utilizam ímãs para curar problemas que vão desde dores nas costas até câncer não têm efeitos comprovados. 
O apelo é comercial. De acordo com os pesquisadores, a venda de palmilhas, braceletes, pulseiras e tornozeleiras magnéticas movimenta mais de US$ 1 bilhão por ano em todo mundo. 


De acordo com a assessoria de imprensa da Power Balance, a pulseira mais comercializada no mundo (somente no Brasil, já foram vendiddas mais de 100 mil unidades desde 2009) esclarece que o produto continua sendo vendido normalmente e que a pulseira é um acessório esportivo. A empresa está de acordo com a resolução publicada pela Anvisa e garante a qualidade do seu produto. \"Há muitos produtos similares no mercado, é importante atentar para as diferenças entre eles\", afirma a empresa em comunicado via assessoria de imprensa. 


Fonte:minhavida.com.br

8 comentários:

  1. Eu acho ridícula essa tese de que um holograma (iguais aos que vem nos chicletes para colecionar) faça interação com o corpo trazendo algum beneficio. O silicone tb não faz... Estamos cheios de coisas nos enganando o tempo todo. Coisas realmente complexas de se entender com funcionam e ai aparece uma nova coisa: essa pulseira com materiais bem simples ultra baratos na nossa cara vir dizer que vai mudar a nossa vida. Sinceramente. Estão rindo de nós.

    ResponderExcluir
  2. Piti, também concordo com o fisiologista do esporte da Unifesp, Raul Santo quando afirma que "essas promessas não possuem relação com o campo magnético".

    O nosso equilíbrio é regulado pelo sistema nervoso central, portanto para que ocorra esta melhora dependemos de um bom estado geral de saúde.

    Veja que interessante este estudo que foi publicado no jornal El País.
    Um estudo com 79 voluntários na Faculdade de Ciências de Atividade Física da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, demonstrou que as pulseiras Power Balance não têm qualquer efeito sobre nosso equilíbrio.

    Comandado por Jesús Javier Rojo, médico e professor, o estudo envolveu estudantes e duas provas de equilíbrio, com e sem a pulseira, que foram fornecidas pelas própria companhia que as vende.

    Aqui está o detalhe importante: foi um estudo “duplo cego”, onde nem os estudantes nem os realizadores do experimento sabiam quais pulseiras continham os “hologramas quânticos” e quais os tinham removidos.

    Isso só seria descoberto depois.

    Os testes de equilíbrio foram de apoio monopodal e Romberg forçado, e “uma vez terminada a tomada de dados, realizou-se um estudo estatístico para ver se havia efeito em ostentar a pulseira com ou sem o holograma ou se o efeito, se existisse, seria placebo.

    Os resultados indicam que a pulseira não tem nenhum efeito”.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Galvão,eu uso a pulseira ,mas estou ciente que não traz nenhum benefício. Uso porque gosto das cores e me sinto bem.


    Belém, Pa.

    ResponderExcluir
  4. Esse pedaço de plástico é o que o povo diz que é para o equilíbrio, e força etc?!!! Sendo assim eu julgo que quem usa é desequilibrado e fraco!!!! Estou cada dia mais convencido de abrir uma empresa para vender b0st@ medicinal! Só ainda não sei o que eu vou dizer o que ela pode curar!!! Dêm uma dica de quais males gente rica e ignorante costuma sofrer.

    ResponderExcluir
  5. o jeitinho brasileiro sempre tem os opositor em toda a area ou setor quando alguém que afirmar uma verdade primeiro deve ter certeza de que se trata primeiro que nao existe empresa especializada para comprovar porque o holograma funciona ok e também não tem empresa especia lizada para comprovar que não funciona tudo que sei que as milhares de pulseira vendida no brasil diariamente foram através de indicação de usuários eu não falo merda quando não tenho ser tesa ok

    ResponderExcluir
  6. assim=m também são colchoes magnético quando chegou no brasil tudo que sei é que todo que tiveram e tem cacique compra e fala bem e nunca mais usam colchão convencional ok tudo que sei que quem fala mal pode ser por dois motivos primeiro nunca usou e segundo compro e não pagou e tiveram que devolver nao falo merda sem ter certeza ok

    ResponderExcluir
  7. os colchoes magnéticos estão cada vês mais avançado veio pra ficar e assim também serão as pulseiras você e muito pequeno para sua em pedir o grande crescimento e desenvolvimento para brecar tecnologia de primeiro mundo eu não fala merda quando não conheço ok

    ResponderExcluir
  8. Muito leigo sobre tecnologia só sabe beber cerveja e assistir partida de futebol e falar merda

    ResponderExcluir