quarta-feira, 13 de abril de 2011

DEPEDEPENDÊNCIA EXCESSIVA DE EXERCÍCIO, CUIDADO PODE SER VIGOREXIA


Cerca de um milhão de norte-americanos, entre os nove milhões adeptos à musculação, podem estar acometidos por Anorexia ou Vigorexia, doenças ligadas à perda de controle de impulsos narcisistas.


O termo Vigorexia, ou Síndrome de Adônis, foi  assim denominado pelo psiquiatra americano Harrisom G. Pope, da Faculdade de Medicina de Harvard, Massachusetts. Os estudos de Pope foram publicados na revista Psychosomatic Medicine.

A dependência ao exercício, também chamada de Vigorexia ou Overtraining (em inglês) é um transtorno no qual as pessoas realizam práticas esportivas de forma contínua todos os dias, levando seu corpo ao extremo, a ponto de exigir constantemente do corpo sem importar com eventuais consequências. 

É bastante curioso observar como as patologias mentais ou, no mínimo, os sintomas mentais evoluem e se transformam ao longo do tempo ou entre as diversas culturas, mostrando-se sensíveis às mudanças sócio-culturais. Observa-se que a prevalência das doenças mentais está absolutamente associada a uma época determinada e a determinados valores culturais.

A Vigorexia está nascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva e correndo sempre para alcançar o padrão de beleza que a mídia impõe, onde o culto à imagem acaba adquirindo praticamente a categoria de prioridade em tudo. Mais comum em homens, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte a todo custo. 

Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia treinando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos.

clique na imagem para maiores informações




Uma das observações psicológicas destes pacientes é que têm vergonha do próprio corpo, recorrendo assim aos exercícios excessivos e a fórmulas mágicas para acelerar o fortalecimento, como por exemplo, os esteróides anabolizantes.


Personalidade
Podemos encontrar, entre portadores de Vigorexia, pessoas que só buscam a figura perfeita, influenciadas por modelos culturais atuais, ou esportistas que querem obsessivamente chegar a ser os melhores, exigindo insensatamente de seu organismo até sua meta ser alcançada. 


Recentemente temos visto também, entre os vigoréxicos, pessoas portadoras de personalidade introvertida, cuja timidez ou retraimento social favorecem uma busca do corpo perfeito como compensação aos sentimentos de inferioridade. 

Estas pessoas possuem alguns traços característicos de personalidade, costumam ter baixa auto-estima e muitas dificuldades para integrar-se socialmente, costumam ser introvertidas e podem, com frequência, rejeitar ou aceitar com sofrimento a própria imagem corporal. Em alguns casos, a obsessão com o próprio corpo se parece muito com o mesmo fenômeno observado na anorexia nervosa.

O fisiculturismo é um dos esportes que mais comumente se relaciona com este tipo de transtorno, mas isso não significa que todos fisiculturistas tenham Vigorexia. 


Os vigoréxicos praticam seus esportes e ginásticas sem levar em conta ou sem se importarem com as condições climáticas, condições físicas limitadoras ou mesmo inadequações circunstanciais do dia-a-dia, chegando a sentirem-se incomodados ou culpados quando não podem realizar essas atividades.


Consequências
Uma das consequências da Vigorexia ou Overtraining diz respeito ao excesso de treinamento e às reações corporais que avisam, por assim dizer, que algo está errado. São reações semelhantes ao estresse, como insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço 
constante, dificuldade de concentração, entre outras. 





Além da obsessão com o corpo perfeito, a Vigorexia também produz uma importante mudança nos hábitos e atitudes dos pacientes, notadamente na questão alimentar. Até a mínima caloria ingerida será contabilizada e medida com máxima atenção, pois a beleza corporal dependerá disso.


A vida do vigoréxico gira em torno dos cuidados com seu corpo, sua dieta é minuciosamente regulada, eliminando-se totalmente as gorduras e, ao contrário, consumindo-se excessivamente as proteínas. Este desequilíbrio alimentar acaba por sobrecarregar o fígado, obrigando-o a desempenhar um trabalho extra.

A Vigorexia causa problemas físicos e estéticos, como por exemplo, a desproporção displásica, também entre o corpo e a cabeça, problemas ósseos e articulares devido ao peso excessivo, falta de agilidade e encurtamento de músculos e tendões. 

A situação se agrava quando surge o consumo de esteróides anabólicos com a finalidade de conseguir "melhores resultados". O consumo destas sustâncias aumenta o risco de doenças cardiovasculares, lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior propensão ao câncer da próstata. 

O vigoréxico chega ao ponto de largar a família e os amigos.  Se exclui socialmente e vive apenas para treinar e comer, e geralmente procura sempre conviver com pessoas que possuem o distúrbio para trocar informações sobre treino, dietas e esteróides anabolizantes. Tudo isso em busca do corpo perfeito.

Tratamento
Não há descrição do tratamento para a Vigorexia, em sua maior parte, práticas são "emprestadas" do tratamento de quadros correlatos e não devem ser entendidas como definitivas. Da mesma forma que indivíduos com TA´s, os indivíduos com Vigorexia dificilmente procuram tratamento, pois através dos métodos propostos geralmente acarretarão perda da massa muscular. Caso o indivíduo faça uso de esteróides anabolizantes, sua interrupção deve ser sugerida imediatamente.

No tratamento psicológico incluem a identificação de padrões distorcidos de percepção da imagem corporal e identificação de aspectos positivos da aparência física. Deve-se abordar e encorajar atitudes mais sadias e enfrentar a aversão de expor o corpo e isso, na maioria das vezes, não flui resultado, pois, o vigoréxico tem um bloqueio muito grande e não aceita opinião. 





A influência da mídia, sociedade e meio esportivo de que corpos perfeitos são sinônimos de beleza e sucesso, vem acometendo homens e mulheres para o desenvolvimento de transtornos alimentares e mentais, levando o ser humano ao extremo para conseguir os resultados impostos por estes meios de comunicação.


Fonte: Ivan Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário