quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PARKINSON E PILATES

O Parkinson é uma doença neirológica que caracteriza-se principalmente por bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez muscular global e tremores em uma área do corpo ou generalizados. 


Na evolução da doença podem ocorrer alterações posturais, dificuldades para a fala, e problemas de coordenação motora.

O Método Pilates apresenta muitos benefícios que visam à prevenção e a redução dos riscos de lesões, além de trazer alívio às dores crônicas – especialmente os problemas de coluna. 

A técnica abrange o corpo de maneira uniforme e  global buscando fortalecer, equilibrar e alongar principalmente  a coluna vertebral, proporcionando descompressão das tensões existentes.

Em função desta situação o  Pilates é uma técnica muito indicada para a reabilitação de pacientes com  Parkinson.




Como no  Pilates os movimentos são controlados, eles podem fazer uma enorme diferença para pessoas com  Parkinson – os sintomas podem ser retardados e até mesmo controlados. 



Os exercícios de solo ou com aparelhos  contribuem para a manutenção do equilíbrio da consciência e da movimentação corporal minimizando os sintomas.


O Pilates proporciona uma grande forma de  reeducação neuromuscular. Os aparelhos permitem  simulação de atividades funcionais cotidianas, como agachar, sentar, caminhar.


Quando  praticados de forma segura e correta, o Pilates traz grandes benefícios ao paciente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário