terça-feira, 2 de novembro de 2010

COMO FORTALECER O MÚSCULO DO "TCHAU"?

O famoso “músculo do tchau”,   o músculo tríceps é chamado assim porque na hora dos acenos é que  mostra a fama de vilão.

 

Dar adeus , para muitos, é uma tristeza só.  O culpado dessa desolação é ele, o tríceps, conhecido popularmente como o músculo do tchau

Músculo fundamental para a extensão do cotovelo, o tríceps muitas vezes é odiado, principalmente pelas mulheres. É que ele evidencia a flacidez da pele e denuncia a idade e os quilinhos a mais quando não é exercitado com frequência. 




A preocupação com o tríceps deve começar cedo, assim que o corpo estiver desenvolvido, com adesão à prática de exercícios que possam deixar essa região mais definida. 

Localizado na parte superior do braço, entre a axila e o cotovelo, esta área tende a acumular gordura, se tornando uma das preferidas para o ataque da flacidez. 



Por ser uma região do braço
que normalmente acumula muita gordura, 
o tríceps deve ser muito bem 
exercitado e trabalhado. 




Mas, o que pode ser feito 
para deixar a região firme?


Atividade física


Para manter o braço em boa forma, o ideal é tonificar o músculo com exercícios - a região ganha volume e a flacidez diminui. 

O movimento articular para trabalhar tríceps é flexão e extensão de cotovelo. Portanto, qualquer exercício que envolva tal articulação e movimento é indicado para fortalecimento do tríceps.
 
A perda do fortalecimento muscular ocorre mais facilmente  nos membros superiores do que de membros inferiores. 
O motivo deve-se aos tipos de fibras musculares, além do fato de que, bem ou mal, ao executarmos nossas atividades cotidianas, como andar e subir escadas, estamos utilizando as musculaturas inferiores.

Existe uma variedade muito grande de exercícios que, direta ou indiretamente, atuam no fortalecimento da musculatura tríceps braquial. 

Um dos exemplos mais comuns de exercício, que pode ser feito em casa, é a flexão de braço com a mão fechada, que é feita com o joelho apoiado no chão. Para bons resultados os exercícios devem ser praticados de duas a três vezes na semana, por cinco minutos".



Cirurgias

Há uma distinção entre a flacidez do músculo e a flacidez da pele. No caso do problema no tríceps, o exercício sozinho é capaz de resolver. Mas, às vezes, mesmo com as atividades, as sobras continuam – o que indica que o excesso é de gordura na pele.

Se apenas os exercícios não forem sufientes, intervenções cirúrgicas podem auxiliar. 
As cirurgias plásticas, por exemplo, são indicadas para quem tem grande acúmulo de gordura na região. 

A técnica que auxilia é a lipoaspiração. Realizada com anestesia local, dura cerca de vinte minutos em cada lado. Durante o procedimento, uma cânula é introduzida pelas axilas. No mesmo dia, a paciente volta para casa. 

No pós-operatório, a região é comprimida com esparadrapo elástico por cinco a sete dias, para evitar inchaços e equimoses. Mas, se a flacidez local for muito grande e o método for realizado por alguém sem qualificação, a pele do braço pode ficar com ondulações difíceis de ser eliminadas.

Já para pequenas quantidades de pele excedente, pode ser indicada a chamada Técnica de Avelar. A anestesia é local e o corte, superficial, é feito em formato de meia-lua, nas axilas. 


A paciente é liberada no mesmo dia. No pós-operatório, deve-se permanecer com o curativo por três ou quatro dias, sem movimentar o braço, seguido do uso de malha elástica por três semanas. Também deve-se evitar sol nas primeiras três semanas, já que após a cirurgia, a região fica vermelha e irritada. 


Depois da plástica, é preciso controlar o peso, ter alimentação adequada e praticar exercícios para manutenção do tríceps firme.



A alimentação saudável sempre ajuda. Frituras e açúcares contribuem para o acúmulo de gordura e, por isso, devem ser consumidos com moderação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário