sábado, 30 de outubro de 2010

CUIDADO COM A POSTURA


Não é só dor nas costas. 

Várias doenças, de enxaqueca até  pedra nos rins, são causadas por má postura. 

Para ter saúde você precisa aprender a sentar, ficar em pé e deitar do jeito certo.


De que adianta uma dieta saudável se o estômago está espremido entre as costelas, o intestino amassado pelo tronco e os nutrientes tirados da comida não circulam porque as veias foram obstruídas por vértebras mal empilhadas? 

Ou, então, de que vale largar o cigarro quando o pulmão está tão esmagado que não sobra espaço para o ar puro? E para que serve, afinal, um corpo forte e musculoso se as juntas não funcionam e as costas doem a qualquer movimento?

Os médicos estão cada vez mais convencidos de que, sem uma boa postura, não dá nem para sonhar com um corpo saudável. “As evidências de que muitas doenças nos órgãos estão ligadas à posição do corpo tornaram-se incontestáveis”, afirma o pesquisador americano Donald Harrison, da Universidade do Sul da Califórnia. 

“Sabemos que algumas enfermidades
nos pulmões, rins e no estômago 
estão associados à coluna”, 

concorda o ortopedista Ronaldo Azze, da Universidade de São Paulo. “Não há mais dúvidas de que uma boa saúde depende também da postura.”

Partindo dessa idéia, uma nova geração de terapeutas brasileiros tenta resolver os problemas antes de eles virarem doenças. 

“É preciso que todos tenham consciência de sua postura”, afirma Carmela Romano, de São Paulo, praticante de ginástica holística, uma dessas novas terapias de reeducação corporal que atraem cada vez mais adeptos. Ou seja, se não quisermos sofrer depois, precisamos aprender a perceber quais ossos estão curvados, que músculos ficam tensionados e quais tendões estão sendo puxados cada vez que andamos, sentamos ou deitamos. 

Por isso, endireite o corpo e preste atenção no seu corpo.
Fonte: super interessante

VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG EM
5 SET 2010
COMO MELHORAR A POSTURA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário