sábado, 11 de setembro de 2010

TRATAMENTO PARA LABIRINTITE

A reabilitação vestibular é a melhor opção terapêutica nos pacientes portadores de vestibulopatias, porque além de melhorar sobremaneira o equilíbrio do doente, tem ainda a função profilática, ajudando-o a restabelecer a confiança em si mesmo, reduzindo a ansiedade e melhorando o convívio social.



A reabilitação vestibular (RV) é um programa de tratamento realizado por exercícios, associado a um conjunto de medidas relacionadas à mudança de hábitos e esclarecimentos sobre os sintomas associados à alteração do equilíbrio. 

É um método de terapia fisiológico, inócuo e coerente, que pretende trabalhar o paciente vertiginoso aliviando os sintomas e aumentando seu limiar de sensibilidade para a vertigem. 



A reabilitação vestibular (RV) procura restabelecer o equilíbrio por meio de estimulação e aceleração dos mecanismos naturais de compensação, induzindo o paciente a realizar o mais perfeitamente possível os movimentos que estava acostumado a fazer antes de surgir a tontura.



Este termo significa um trabalho não apenas com o sistema vestibular, mas com inúmeras estruturas que fazem parte do nosso sistema de equilíbrio. É uma opção de tratamento para pacientes portadores de distúrbios vestibulares que envolvem estimulações visuais, proprioceptivas e vestibulares.


O uso de exercícios para o tratamento de indivíduos com doenças vestibulares começou na década de 1940 quando Cawthorne (Otorrinolaringologista) e Cooksey (Fisioterapeuta) introduziram exercícios físicos no tratamento de pacientes com doença de Ménière que haviam sido operados, tendo observado uma aceleração na recuperação destes pacientes.


Exercícios vestibulares de Cawthorne e Cooksey implementam subsídios para que novos rearranjos das informações sensoriais periféricas aconteçam, permitindo-se que novos padrões de estimulação vestibular necessários em novas experiências, passem a serem a ser realizados de forma automática. 

Este treino do equilíbrio promove melhoras nas reações de equilíbrio com conseqüente diminuição na possibilidade de quedas.

Estes exercícios caracterizam-se por um programa de reabilitação vestibular e envolvem movimentos de cabeça, pescoço e olhos; exercícios de controle postural em várias posições (sentado, em apoio bipodal e unipodal, andando); uso de superfície de suporte macio para diminuição do input proprioceptivo; exercícios com olhos fechados para abolição da visão.


Um fator importante da reabilitação vestibular de Cawthorne e Cookey é a oferta de um programa domiciliar no controle e monitorização diária da vertigem crônica produzindo efeito positivo na mudança de hábitos do paciente e na relação da equipe médica, cliente e familiares.




A reabilitação vestibular é a melhor opção terapêutica nos pacientes portadores de vestibulopatias, porque além de melhorar sobremaneira o equilíbrio do doente, tem ainda a função profilática, ajudando-o a restabelecer a confiança em si mesmo, reduzindo a ansiedade e melhorando o convívio social.


No entanto, embora bem conduzida, algumas vezes a reabilitação vestibular não surte os efeitos desejados e inicialmente propostos podendo falhar. Em outros casos os pacientes apresentam limitações de deambulação e, os exercícios de marcha não podem ser realizados, comprometendo o resultado do tratamento.

Uma das principais diretrizes que o médico deve respeitar na indicação da RV é tratar a etiologia desencadeante da vestibulopatia. Para haver resposta adequada, é preciso que o processo seja estável, ou seja, não aconteça em surtos ou crises. Portanto, mesmo nos casos onde a melhora dos sintomas não foi evidente, a reabilitação vestibular funcionou como ferramenta auxiliar.
Fonte: medicinageriátrica

3 comentários:

  1. Boa tarde

    Sou do interior da Bahia e em minha cidade não tem atendimento de fisioterapia com esta especialidade pelo SUS e como não tenho condições financeiras de pagar particular gostaria que me indicasse alguns exercícios para aplicar em minha tia de 80 anos que tem labirintite.Ela anda sozinha em casa e está bem lúcida,mas sofre muito com crises constantes e é acompanhada por médico que ja ate falou nesse tratamento com fisioterapia.
    Agradeço e fco aguardando que me oriente.Eu sou técnica em enfermagem(aposentada)
    Patricia Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou estudandte do 8º semestre de fisioterapia, exercícios de equilíbrio como caminhar em linha reta com passos de formigas (um na frente do outro), caminhar de lado cruzando e alternando os pés, ficar apoiado com um pé(pode ficar de olho fechado se conseguir), esses são exercícios básicos que aos poucos vão evoluindo para mais difíceis, mas como sua tia tem 80 anos é melhor começar devagar, sugiro procurar mais exercícios em sites especializados. Espero ter ajudado

      Excluir
  2. Patrícia Reis
    Cada caso precisa ser avaliado individualmente,cada caso tem suas particularidades.

    O sistema vestibular não irá melhorar sem estimulação.

    A reabilitação vestibular é a melhor opção terapêutica nos pacientes portadores de vestibulopatias, porque além de melhorar sobremaneira o equilíbrio do doente, tem ainda a função profilática, ajudando-o a restabelecer a confiança em si mesmo, reduzindo a ansiedade e melhorando o convívio social.

    O desafio do tratamento é determinar a quantidade de esforço que o paciente pode tolerar, criando uma forma efetiva de estimulação vestibular sem causar efeitos prejudiciais.

    Mas apresento a seguir um protocolo muito utilizado nestes casos que poderá ajudar.



    Estes exercícios caracterizam-se por um programa de reabilitação vestibular e envolvem movimentos de cabeça, pescoço e olhos; exercícios de controle postural em várias posições (sentado, em apoio bipodal e unipodal, andando); exercícios com olhos fechados para abolição da visão.


    Para haver resposta adequada, é preciso que o processo seja estável, ou seja, não aconteça em surtos ou crises.




    Protocolo de Exercícios de Cawthorne e Cookey



    A) Movimento de olhos e cabeça, sentado – primeiro lentos, depois rápidos:
    1- Olhar para cima e para baixo;

    2- Olhar para a direita e para a esquerda;

    3- Aproximar e afastar o dedo, olhando para ele;

    4- Mover a cabeça (lentamente e depois rapidamente) para a direita e para a esquerda com os olhos abertos;

    5- Mover a cabeça (lentamente e depois rapidamente) para cima e para baixo com os olhos abertos;

    6- Repetir 4 e 5 com os olhos fechados.




    B) Movimentos de cabeça e corpo, sentado:
    1- Colocar um objeto no chão. Apanhá-lo e elevá-lo acima da cabeça e colocá-lo no chão novamente (olhando para o objeto o tempo todo);

    2- Encolher os ombros e fazer movimentos circulares com eles;

    3- Inclinar para frente e passar um objeto para trás e para frente dos joelhos.




    C) Exercícios em Pé:
    1- Repetir A e B2;

    2-Sentar e ficar em pé; sentar e ficar em pé novamente;

    3- Sentar e ficar em pé; sentar e ficar em pé novamente com os olhos fechados;

    4- Ficar em pé, mas girar (dar uma volta para a direita) enquanto de pé;

    5- Ficar em pé, mas girar (dar uma volta para a esquerda) enquanto de pé;

    6- Jogar uma bola pequena de uma mão para outra (acima do nível do horizonte);

    7- Jogar a bola de uma mão para outra embaixo dos joelhos, alternadamente.




    D) Outras atividades para melhorar o equilíbrio:
    1- Subir e descer escadas (corrimão, se necessário);

    2- Enquanto de pé, voltas repentinas de 90 graus (com olhos abertos e, depois, com os olhos fechados);

    3- Enquanto caminhando, olhe para a direita e para a esquerda (como em um mercado lendo rótulos);

    4- Pratique ficar em um pé só (com o pé direito e depois com o pé esquerdo), com os olhos abertos e depois com os olhos fechados;

    5- Em pé, em superfície macia:
    A) Ande sobre a superfície para se acostumar;
    B) Andar pé-antepé com os olhos abertos e depois com os olhos fechados;
    C) Pratique o exercício 4 em superfície macia;


    6- Circular ao redor de uma pessoa que está no centro, que joga uma bola grande (que lhe deve ser devolvida);
    7- Andar pela sala com os olhos fechados.

    ResponderExcluir