sábado, 4 de setembro de 2010

DICAS PARA DORMIR BEM

Desligar a TV e o computador é um fator importante porque a luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.



Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, por exemplo tomar sopas é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
Fazer refeições com  arroz, batata, aveia e soja é sempre bem vindo. Evite comidas pesadas no período da noite, carnes devem ser  abolidas porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina. 


O álcool pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o ronco que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite. 


Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado.  


Chá ajuda, porém, é preciso escolher ervas certas. Infusões de melissa e camomila induzem e ainda melhoram a  qualidade do sono. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que  é estimulante.


Leite possui triptofano, substância que é  precursora da serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo. Portanto um copo de leite morno é uma boa pedida para um sono tranquilo.


VEJA TAMBÉM 
MATÉRIA PUBLICADA EM
19 JAN 2010
DICAS PARA DORMIR MELHOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário