domingo, 5 de setembro de 2010

COMO MELHORAR A MÁ POSTURA?

 

Alguém já chamou sua atenção pela má postura?

Se você tem dificuldade em manter uma boa postura, talvez o problema não seja sua força de vontade de melhorar a postura e sim algumas estruturas musculares, articulares e também psico-comportamentais que afetam e não deixam você evoluir para uma postura melhor. 

Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura por que irá determinar sob diversas influências a direção dos membros superiores e inferiores. O equilíbrio é a chave de uma boa postura, pois sustentamos o corpo nos pés e este, equilibra todo o resto.


A postura é uma resposta neuromecânica chamada atividade postural que estabiliza e funciona o sistema musculoesquelético.A alteração da postura pode causar implicações como hiperlordose lombar e cervical, hipercifose torácica e escoliose.
 

Procure ajuda de um profissional especializado
em Reeducação Postural 
que você terá com certeza 
orientação e solução de seu problema.

Uma boa postura é importante porque ajuda  seu corpo a funcionar na maior velocidade possível. Promove a eficiência do movimento e resistência e contribui para uma sensação bem estar. 


Boa postura é também boa prevenção. Se você tiver uma postura deficiente, seus ossos não estão alinhados corretamente, e seus músculos, juntas, e ligamentos ficam com mais tensão do que o normal. 

A postura defeituosa pode causar-lhe fadiga e tensão muscular, e em uns estágios posteriores,  dor. 

Muitos indivíduos com dor crônica na coluna podem estender seus problemas por anos de hábitos posturais defeituosos. Além disso, a postura deficiente pode afetar a posição e a função de seus órgãos vitais, particularmente aqueles na região abdominal. 


Um dos melhores benefícios de incorporar uma boa postura no programa de manutenção do seu corpo é que os resultados são quase instantâneos. Com muitos dos outros elementos, tal como a alimentação ou o exercício, há um lapso de tempo entre a altura em que o exercício é feito (ou em que se inicia uma dieta) e os resultados. Isso não acontece com a postura – podem obter-se resultados imediatos. Nenhum outro elemento de manutenção do corpo é tão rápido ou aparente.

A postura correta contribui também para uma  boa aparência; a pessoa com boa postura projeta  confiança, e dignidade. 
Fonte: boa postura,wikipédia 

VEJA MATÉRIA PUBLICADA NESTE BLOG 
EM 28 MAR 2010
COMO SABER SE ESTOU COM UMA BOA POSTURA CORPORAL?

Um comentário:

  1. Anônimo disse...

    ola, meu filho esta com cifose toracica estimadam em 65 graus pele metodo de cobb e uma leve escoliose torac-lombarde comvexidade voltada para a esquerda,cm pequena rotaçao axial de vertebras.ele esta fazendo fisioterapia e eu gosta ria de saber se ele pode fazer pilates e tem chance de melhar. desde ja obrigada...
    21 de março de 2011 09:29

    ResponderExcluir