sexta-feira, 18 de junho de 2010

COMO AUMENTAR A CONSCIÊNCIA CORPORAL?

Toda atividade física favorece a consciência corporal, entretanto algumas práticas associadas ao relaxamento tendem a ser mais eficazes: 

1. Massagem biodinâmica

Massagem biodinâmica


A técnica de massagem biodinâmica foi criada nos anos 50 pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesse com foco no alívio das tensões provocadas pelo estresse, através do relaxamento orientado pelo toque.

Essa técnica leva em consideração que todas as emoções provocam consequências fisiológicas diretas e foca, através de massagens circulares, melhorar a circulação do sangue e as atividades intestinais que desempenham o importante papel de regular e eliminar toxinas, inclusive as produzidas por tensões emocionais. 


2. Pilates

Pilates


O alemão Joseph Pilates amarrou influências da ioga e das artes marciais, entre outras, para criar uma atividade física baseada em técnicas de respiração, concentração e controle de movimentos, num processo que promete reeducar posturas, aumentar a flexibilidade e promover maior consciência corporal. 

Pilates elaborou mais de 500 exercícios a serem realizados com aparelhos específicos, que conduzem o corpo às posturas corretas. Embora seja necessário o acompanhamento de um profissional habilitado, não há limites de idade para a prática.


3. Ioga

 Ioga


A ioga originou-se na Índia e está relacionada a práticas meditativas através de determinadas posturas e do controle da respiração. Existem inúmeras linhas diferentes nesta prática, algumas mais vigorosas que propõem o fortalecimento dos músculos como o Hatha Ioga, outras mais focadas em relaxamento e controle da respiração como o Ashtanga Vinyasa Ioga


4. Método Belong



 Método Belong






Nos anos 50, a bailarina Lotte Berk, após lesionar suas costas, procurava um exercício que alongasse, queimasse gordura e fortalecesse os músculos, para que pudesse se recuperar. Foi assim que ela desenvolveu o método Belong, que une posturas de ioga e pilates, aos elementos da dança moderna e do ballet clássico.

Como o método Belong também objetiva a queima de gordura e a definição muscular, é mais vigoroso que o pilates e a ioga e promete, além dos benefícios de saúde e relaxamento, acelerar o metabolismo e deixar glúteos e coxas mais bonitas. (acelera o metabolismo e deixa os glúteos e coxas mais bonitas) 

Movimentar-se não significa ser obsessivo na busca pelo corpo perfeito baseando-se em estereótipos inalcançáveis, 
pelo contrário, 
movimentar-se com consciência corporal é estar ciente da singularidade de cada corpo para estimular seus pontos fortes e amenizar ou corrigir pontos fracos. 

Fonte;Bbel

VEJA TAMBÉM NESTE BLOG:
MATÉRIA PUBLICADA EM 15 DE JUNHO DE 2010

O QUE É CONSCIÊNCIA CORPORAL?

6 comentários:

  1. Adorei o blog e especificamente esse post, pois estou sedentária, buscando forças para voltar a me exercitar, sendo que, quando criança e adolescente praticava ballet e dança contemporânea e hoje não me reconheço no meu corpo limitado.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Gy
    Obrigado pelo incentivo.

    Suas sugestões e críticas serão sempre bem-vindas.

    Considero super importante esta sua conscientização de retorno a atividade física.

    Estar atento aos símbolos que surgem no nosso corpo e tentar compreender sua mensagem contribui muito para o desenvolvimento do ser integral. Da mesma forma, contribui para o entendimento dos possíveis desiquilíbrios orgânicos.

    um abraço

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Maria!! Estou com Artrite Reumatóide esses movimentos ajudam a diminuir as dores e tensões, como rigidez...

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom este assunto, acho q interessa a todos e desde cedo aprender sobre isso, poisse as pessoas conhecessem mais sobre o seu proprio corpo, muitos males seriam evitados. sou educadora fisica desde nova e sempre me identifiquei com esse ideal, pratiquei lutas, yoga, pilates, ginastica de varios tipos e continuo aprendendo a cada dia com todas as pessoas! fazer atividade fisica pra mim é essencial, assim como escovar os dentes. tenham mais animo de se exercitar, conhecendo a si mesmo, quebrando seus bloqueios e conquiste sua força, ela será merecida ´pelo seu esforço e força de vontade. o sseu espirito deve ser mais forte que a debilidade do seu corpo, para que você possa superar seus limites e confie mais nas suas capacidades! bom treino!

    ResponderExcluir
  5. Maria de Lourdes Fernandes
    muito bom poder contar com material muito interessante, rico para os que buscam a consciência corporal em sua jornada de autoconhecimento e qualidade de vida.
    parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Mara, eu tenho artrite reumatoide e fiz cirurgia de ruptura de tendão, quais exercícios, você indicaria para mim para aliviar as dores e para diminuir a tensão muscular.

    ResponderExcluir