domingo, 11 de abril de 2010

O TRAVESSEIRO IDEAL

Travesseiro alto, baixo, macio, de plumas...variados e diferentes, escolha o tipo ideal para você. 




QUANDO SE PENSA EXCLUSIVAMENTE EM SONO, A ALTURA É MAIS IMPORTANTE DO QUE A MATÉRIA -PRIMA.




A fita métrica deve ser usada antes de se ir comprá-lo. Para quem dorme de lado, e esta é a posição ideal, a altura da peça tem que ser igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço.



Ortopédico
Vantagens: por possuir as bordas mais elevadas que o centro, mantém a cabeça na altura certa e acompanha o perfil do pescoço.
Desvantagens: não pode ser lavado e pode deformar com o tempo. E não pode ser virado.



Espuma com molas
Vantagens: macio e confortável, ele deforma bem menos que os de espuma comum.
Desvantagens: não é lavável e deforma com o tempo. A deformação das molas conforme o movimento da cabeça gera ruídos.



Espuma compacta (poliuretano)
Vantagens: segundo especialistas, é o mais indicado, pois a altura quase não varia durante a noite. Como o peso sobre ele é pouco, dura bastante.
Desvantagens: não pode ser lavado, além de ser pouco macio.



Flocos de espuma
Vantagens: o espaço entre os pedacinhos de espuma deixa o travesseiro bem macio.
Desvantagens: como os flocos de espuma são soltos, eles deslocam-se para as extremidades da fronha durante a noite.



Pena de ganso
Vantagens: é extremamente macio e leve, além de não deformar com facilidade.
Desvantagens: assim como o de flocos de espuma, as penas se deslocam para as extremidades, deixando buraco no centro do travesseiro. Não é lavável.



Látex com furos
Vantagens: é lavável, macio e indeformável. Tem durabilidade de até cinco anos. Os furinhos permitem a passagem do ar.
Desvantagens: é pesado, além disso, sua maciez excessiva faz com que a cabeça fique muito baixa.


Travesseiro Visco-Elástico(Nasa)
Vantagens: Os travesseiros produzidos com tecnologia N.A.P, Natural Active Pillow, de material 100% visco-elástico de alta densidade, são capazes de moldar-se aos contornos exatos da cabeça e da coluna cervical na região do pescoço, proporcionando o apoio ideal e garantindo a posição correta ao dormir. São compostos por uma espuma termo-sensível, com a capacidade de dissipar o calor do corpo, anti-pressão com retorno lento, e tratamento bactericida evitando a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, melhorando assim a sensação de conforto e bem-estar.



Dicas:
Teste um modelo para saber se é o mais apropriado. “Pague o mico”, deite-se e apóie a cabeça no travesseiro, em último caso, encoste o travesseiro na parede e pressione a cabeça.

 

É importante a altura do travesseiro para garantir a sustentação do pescoço e o conforto recomendado para uma noite de sono restauradora.


Os altos ou muito baixos comprimem os músculos do pescoço e conseqüentemente as veias e as artérias da área, prejudicando a circulação. Aí os efeitos são sentidos logo ao acordar: torcicolo, adormecimento na nuca e dores nos ombros.”

 

Depois da escolha correta, é importante manter o travesseiro limpo para conservá-lo por mais tempo e evitar os ácaros. Banhos de sol semanalmente, banho de água e sabão a cada seis meses (para os modelos laváveis) e trocar as fronhas pelo menos duas vezes por semana, são algumas dicas para deixá-lo impecável.

Um comentário:

  1. Bom dia. Acredito que você cometeu um engano. As desvantagens que vc citou no travesseiro de Látex com furos, na verdade, são do travesseiro de Visco elástico (NASA). Tenho os dois, e não gosto do de Visco por ser mole demais. O de Látex é um pouco mais pesado sim, mas nada que acho que mereça ser destacado como desvantagem.

    ResponderExcluir