domingo, 18 de abril de 2010

PESCOÇO MAL POSICIONADO PODE CAUSAR CEFALÉIA

 
A má postura da coluna cervical, isto é, costas arredondadas e cabeça para frente pode ser a causa do aparecimento de cefaléia, dor no pescoço, no ombro e no braço, devido à compressão das raízes nervosas que saem da coluna cervical.


As cefaléias cervicais são queixas comuns, podendo ser sentidas de um lado só ou dos 2 lados da cabeça. Os locais da dor geralmente são: testa, fundo dos olhos, têmporas ou nuca.


Além das cefaléias cervicais, a compressão das raízes nervosas cervicais também pode ocasionar tonturas e sensação de náuseas.

A maioria das atividades cotidianas, como as atividades domésticas, trabalhos em computador, etc, acarretam mau posicionamento de cabeça e ombros, que são mantidos em atividades por períodos prolongados, gerando o aumento da cifose dorsal e lordose cervical e, conseqüentemente, o aparecimento de dores, encurtamento muscular e perda da mobilidade.


É o caso do digitador de computador, do desenhista, da dona de casa ou do cirurgião que se mantêm em uma mesma posição executando uma atividade minuciosa com as mãos.


Inicialmente, pode haver só uma tensão muscular, que no decorrer do tempo, pode levar a uma lesão articular e compressão das raízes nervosas. 

Cefaléia é uma sensação dolorosa percebida pelo paciente numa região que vai dos supercílios até a base de implantação dos cabelos na nuca.

As cefaléias podem ser classificadas em primárias, quando não está presente nenhuma outra doença subjacente, e secundárias, quando a dor existe como sintoma de outra condição. O diagnóstico das cefaléias é baseado na anamnese.

As cefaléias ao contrário do que comumente se acreditam, também podem ser originadas por distúrbios localizados fora do crânio, como sendo resultante do espasmo muscular.

As diferentes posturas podem ser causa da tensão excessiva no pescoço que transforma-se em dor de cabeça. 

A posição bípede causa conseqüências, que vão desde afecções dolorosas até deformidades, como causa de uma perturbação do equilíbrio do corpo em relação corpo e plano de apoio, podendo causar patologias, e até associação de patologias.

A cefaléia resultante de lesões na coluna cervical é um tema pouco pesquisado e recente, reconhecida na literatura médica no inicio deste século.





Nenhum comentário:

Postar um comentário