domingo, 11 de abril de 2010

O REPOSICIONAMENTO DO CORPO COM O USO DE SALTO ALTO


A partir de 3 cm de altura, o salto aumenta a pressão plantar sobre o dedão e o segundo dedo, deformando essas articulações, encurta a musculatura posterior da perna, aumenta a incidência de entorses e fraturas de tornozelo e pé, pois aumenta o desequilíbrio e diminui a velocidade do passo, fazendo com que a pessoa utilize mais energia para desenvolver uma distância.

O uso de salto alto  eleva o calcanhar, e com isto  o esqueleto  se reposiciona inadequadamente.


A ponta dos pés fica sobrecarregada desenvolvendo  calos,  joanetes e unhas encravadas. 

     *   Para se equilibrar sobre o salto a mulher força os joelhos para dentro e afasta os pés, provocando o formato em X nas pernas. No futuro podem surgir desgastes nas articulações.

    *  O peso é transferido para a frente, mudando o centro de gravidade para a ponta do pé. O vício gera adaptações posturais que fazem a mulher, mesmo sem salto, andar inclinada.

    *  O quadril inclina ainda mais para a frente, acentuando a curvatura da região lombar, fenômeno este conhecido por hiperlordose. É isso que deixa o bumbum arrebitado.

    *  A panturrilha atrofia e aí é só descer do salto para a musculatura  esticar forçadamente e provocar dor.

    *  Com o tempo o peso do corpo é descarregado  na porção lateral dos pés, que projeta o calcanhar para fora. Por isso os calçados altos costumam se desgastar mais na lateral externa.


    *  A ponta dos pés fica sobrecarregada desenvolvendo  calos,  joanetes e unhas encravadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário