terça-feira, 6 de abril de 2010

O QUE É MICROFISIOTERAPIA?


A Microfisioterapia é uma técnica de Fisioterapia  manual criada pelos franceses Daniel Grosjean  e Patrice Bénini. Sua elaboração e formulação foram iniciadas na década de 80, baseando-se na embriologia e na filogênese.

Tal técnica consiste em identificar os traços deixados por eventos ocorridos e não eliminados pelo organismo, que a posteriore, manifestam-se de diversas formas. Uma vez encontrados tais traços, realiza-se manualmente mecanismos de auto-correção para o restabelecimento das funções do organismo, eliminando assim doenças e promovendo a saúde.

O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou um evento de perturbação, no intuito de auxiliar o corpo a reagir e promover sua auto-cura. Isso tudo não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc.). A microfisioterapia não causa uma ação direta no sintoma, como um remédio de emergência, mas sim em sua causa primária.

Seus princípios de cura são semelhantes aos da homeopatia, já que ambas seguem duas leis: a cura pelo infinitesimal (o medicamento diluído, a palpação mínima) e pela similitude (o semelhante cura o semelhante). É um método que vem complementar a medicina tradicional.

Atualmente cerca de 5.000 microfisioterapeutas atuam na Europa, a maioria na França e na Bélgica. No Brasil, a técnica começou a ser difundida em 2005, tratando-se de um curso de extensão para fisioterapeutas, com duração de dois anos.
fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário