sábado, 17 de abril de 2010

MELHOR HORA PARA FAZER ATIVIDADE FÍSICA


Quem faz atividades físicas já deve ter se questionado alguma vez.
Que horário do dia é melhor para fazer exercícios?

Para encontrar a resposta, muitos pesquisadores realizaram estudos com atletas e concluíram que fazer exercícios pela manhã pode queimar mais calorias do que em qualquer outro horário. Isso porque, nesse período do dia, o metabolismo está em alta, funcionando melhor do que à tarde ou à noite.

Após as horas de sono, quando o corpo está profundamente relaxado, os músculos e o organismo, em geral, precisam de uma dose extra de energia para ficar de pé e fazer exercícios. Por isso, a taxa metabólica é mais alta pela manhã.

Mas, como em toda regra há exceções, existem aqueles que preferem ficar acordados à noite e dormir pela manhã. Nesses casos, o metabolismo atinge seu ápice no último período do dia.

Além de gastar mais energias, fazer exercícios pela manhã tem uma série de benefícios. Movimentar o corpo no início do dia garante mais disposição e bom humor, já que atividades físicas estimulam a produção de endorfina e serotonina, substâncias liberadas pelo cérebro que proporcionam a sensação de bem-estar.

Durante a atividade, liberamos adrenalina. Quando terminamos, ficamos mais relaxados e tranqüilos, com disposição para o trabalho e facilidade para lidar com os problemas que poderão surgir.

O clima também é favorável para quem prefere se exercitar durante o dia. No início da manhã o sol está ameno, e a atividade fica mais agradável e menos cansativa. Ainda mais para quem opta por exercícios ao ar livre.

Nesse período, o indivíduo ainda não está sobrecarregado do estresse e do cansaço do dia-a-dia, o que muitas vezes diminui a disposição para o exercício físico.


ALGUMAS SUGESTÕES ÚTEIS:
* Escolha o horário em que sente mais disposição ou que você sabe que conseguirá manter uma freqüência;


* Nunca faça exercícios em jejum para evitar a hipoglicemia, por isso, se você pretende se exercitar de manhã veja com a nutricionista o que comer antes e depois dos exercícios;

* Da mesma forma se você se exercita perto do horário do almoço, tome cuidado com o que comer e quanto tempo comer antes ou depois dos exercícios;

* No verão, tome cuidado com os horários de sol muito forte, pois em vez de saudável, se exercitar nestes horários pode ser prejudicial, provocando queimaduras, desidratação, câncer de pele (em longo prazo se você não faz uso de protetor solar);

* Para você que corre nas ruas, escolha lugares arborizados e horários com menos poluição.

Enfim, de manhã, de tarde ou à noite, o que importa é fazer e manter uma regularidade nas atividades físicas.
fonte: jornalvidasaudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário