quarta-feira, 14 de abril de 2010

Histórico do criador do método Pilates



Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, nos arredores de Düsseldorf, na Alemanha. Desde criança muito doente, teve raquistismo, febre reumática e asma. 


Para superar sua debilidade física 
resolveu dedicar-se a esportes como
ginástica, esqui, boxe e luta romana, 
para adquirir força muscular e corpo saudável. 


Aos 14 anos, já exibia invejável boa forma e dedicou-se ao fisiculturismo chegando a posar para cartazes de anatomia (Panelli, 2006).

Segundo Dillman (2004), em 1912, Pilates mudou-se para a Inglaterra, onde exerceu várias atividades: lutador de boxe, performance em circo e instrutor de autodefesa. 

Quando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) explodiu, Pilates, por ser alemão, foi confinado em um campo de prisioneiros, com outros compatriotas. Nesse período ele desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. 


Usou as camas e outros artefatos para construir os protótipos dos aparelhos, que são encontrados ainda hoje nos estúdios de pilates. Anos depois, pilates atribui a esses exercícios a sobrevivência dos prisioneiros que não pegaram a epidemia de Influenza em 1918, que matou milhares de ingleses.  


Foi também o excelente condicionamento físico que os protegeu, inclusive, de outras doenças comuns em locais onde existe uma grande concentração de pessoas em condições desfavoráveis.

No final da guerra, Pilates voltou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método, que chamou a atenção, em primeiro lugar, de membros do mundo da dança, como Rudolf Von Laban, Martha Graham e George Balanchine. 


Quando foi chamado para treinar a nova polícia da Alemanha, com seu método, Pilates resolver sair do país e escolheu os Estados Unidos para viver  (Abrami; Browne, 2003).

Em 1926, no navio, indo para Nova York, conheceu a enfermeira Clara, e logo descobriram afinidades: o interesse pela saúde e em como manter o corpo saudável. Mais tarde acabaram se casando. Durante a viagem, eles resolveram que iriam abrir um estúdio de fitness juntos, o qual veio a ser instalado no mesmo prédio de bailarinos famosos no New York City Ballet (Becker, 2003).

Na América, o método criado por Pilates continuou atraindo bailarinos, por complementar o treinamento tradicional deles. Mas também caiu no gosto de atores, atrizes, atletas, socialites e pessoas comuns, todos querendo praticar o único método que fortalece o corpo, sem deixá-lo excessivamente musculoso (CDOF, 1999).

Craig (2005) afirma que o método original trabalhava com a retificação da coluna, contração do abdômen, dos glúteos e do assoalho pélvico, que Pilates chamava de Power House. Ele dizia que todo movimento deve sair do abdômen. Estava correto. Só que, a partir do momento em que faz uma retificação de coluna, você está forçando a sua fisiologia.


Com a evolução científica, o Pilates moderno não trabalha mais com a coluna retificada, procura preservar e restaurar as suas curvas fisiológicas, com a posição neutra da coluna.

Pilates estava 50 anos à frente de seu tempo. 


A definição de Pilates para o condicionamento físico ideal é: obtenção e a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo, da saúde mental e ser capaz de executar com facilidade, naturalidade e espontaneidade nossas várias tarefas diárias (Camarão, 2004).
Fonte: fisioweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário