sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

RESTRIÇÃO CALÓRICA: UM GRANDE FATOR PARA A LONGEVIDADE



Um livro interessante com o título
"O Segredo de Okinawa - passaporte para a longevidade"
nos mostra a importância da restrição calórica para uma vida mais longa.


Trecho deste livro:
"Em Okinawa ingerem-se menos calorias do que
em qualquer outro lugar, e isso ao longo de toda a vida. Mas, como poderá constatar neste livro, não se tratam, em caso algum, de dietas, de privações ou de cálculos complicados! Não, muito pelo contrário.
Tratam-se de escolhas alimentares diferentes. No total, em Okinawa come-se bastante mais em quantidade, mas bastante menos em calorias.


Pratica-se de um modo muito natural o que os especialistas anti-idade designam como "a restrição calórica"... Esta é a única maneira, real e cientificamente provada, de prolongar os efeitos do envelhecimento.


Mas atenção: a restrição calórica nada tem a ver com a subnutrição! Trata-se de fato, de consumir precisamente aquilo de que o corpo necessita, e nem uma caloria a mais. Não é fácil, mas vale a pena, pois salvo casos particulares, comemos demasiado, ou mesmo em excesso."


A alimentação dos habitantes de okinawa é baseada na escolha de alimentos com poucas calorias, portanto com uma densidade energética baixa. Alimentos com estas características são fundamentalmente os de origem vegetal (cereais, legumes e frutos), mas a alimentação só fica completa e equilibrada com a presença também dos alimentos de origem animal. Peixe, carne, ovos e laticínios têm uma densidade energética muito mais elevada, devido à presença de gordura, pelo que são consumidos com muita moderação. Se observarmos com atenção a pirâmide alimentar ,







verificamos que os alimentos que estão no topo (e que por isso são os que se devem consumir em menor quantidade) são as gorduras de adição, carne, ovos e, mesmo no vértice, os doces.

Estas são regras básicas para uma prática da alimentação mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário