sábado, 23 de janeiro de 2010

ARTROSE AFETARÁ MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO


Osteoartrose deve afetar 50% dos idosos nos próximos anos

Dentre todas as patologias que acometem os indivíduos à partir da 4ª década da vida, sem dúvidas, é a OSTEOARTROSE a mais comum delas, estimando-se que ocorra em até 90 % da população adulta .
É ela tão antiga como a própria história da Humanidade, acometendo indistintamente todos os vertebrados. Estudos realizados em fósseis de dinossauros demonstraram que esta alteração articular já encontrava-se presente na era pré histórica.

A osteoartrose, também chamada de artrose, processo degradativo articular, processo degenerativo articular etc., resulta de um processo anormal entre a destruição cartilaginosa e a reparação da mesma. Entende-se por cartilagem articular, um tipo especial de tecido que reveste a extremidade de dois ossos justapostos (unidos) que possuem algum grau de movimentação entre eles. São exemplos de articulações os joelhos, os tornozelos, os dedos das mãos, os dos pés, o quadril, as vértebras da coluna, os ombros, os cotovelos, os punhos, a mandíbula etc.. Em todas estas articulações está presente o tecido cartilaginoso.
A função básica da cartilagem articular é a de diminuir o atrito entre duas superfícies ósseas quando estas executam qualquer tipo de movimento, funcionando como mecanismo de absorção de choque quando submetido à forças de pressões (como no caso do quadril, joelho, tornozelo e pé), ou de tração, como no caso dos membros superiores. Para que este movimento de atrito entre dois ossos seja diminuído, outras estruturas também fazem parte da articulação, desempenhando papéis específicos como no caso do líquido sinovial, que lubrifica as articulações e, dos ligamentos, que ajudam a manter unidas e estáveis as articulações.


Doença pode ser evitada com atividade física regular

É fato. A população brasileira está envelhecendo e cada vez mais rápido.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a população idosa em 2050 chegará a 172,7 idosos para cada 100 crianças. Pelos cálculos do instituto, a população idosa ultrapassará a infantil em 2036. Anteriormente, o IBGE projetava essa mudança apenas em 2049.
Para evitar a degeneração física estrutural e chegar à terceira idade com qualidade de vida, os idosos precisam tomar alguns cuidados.
Esta patologia caracteriza-se inicialmente pelo amolecimento da cartilagem articular, sendo que, a longo prazo pode ocorrer a destruição total dela.
Quando afeta os membros superiores gera menos impacto na qualidade de vida do paciente, porém quando a artrose acontece em joelhos ou quadris pode se tornar incapacitante.
De acordo com vários estudos, metade dos idosos acima de 65 anos terão a osteoartrose.

A atividade física é o recurso mais indicado para minimizar a perda da massa muscular e, consequentemente, fortalecer ossos e articulações.
Cada articulação possui uma cápsula com uma membrana sinovial que produz um líquido para lubrificá-la. A musculatura forte ajuda nesta lubrificação e produção constante de líquido sinovial. Portanto, a artrose pode acontecer se houver déficit na produção deste líquido.
Mas é preciso cuidado ao praticar exercícios.

A prática regular de exercícios físicos estimula várias funções do organismo mantendo uma boa qualidade de vida permanente, já que estamos vivendo cada vez mais.
Tratamento
Além de medicação adequada é necessário avaliações ortopédicas e cardiológicas.
Os exercícios devem ser realizados com acompanhamento de um profissional capacitado, sendo que os mais indicados são os aeróbicos, caminhada, esportes em geral e até mesmo jogos como xadrez, dominó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário