quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

COMO SABER SE ESTOU COM ANEMIA?


Anemia é o nome genérico de uma série de condições caracterizadas pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue com a função de transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo) ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos).

As anemias devem ser consideradas como sinal de uma doença de base responsável pela alteração sangüínea, ou seja, pela redução do número de eritrócitos circulantes.
Elas podem ser agudas ou crônicas, adquiridas ou hereditárias.

Sintomas
Os sintomas mais importantes da anemia aguda são provocados pela redução no volume de sangue circulante. O principal deles é a queda da pressão arterial.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir que o fornecimento necessário de oxigênio seja mantido em todas as células do corpo. A intensidade dos sintomas aumenta com a atividade física.

Recomendações
• Palidez, gengivas esbranquiçadas, unhas descoloridas podem ser sinal de anemia. Procure um médico para diagnóstico e tratamento, se necessário;

• Optar por uma alimentação saudável e variada é indispensável para prevenir a ocorrência de anemias causadas por carência nutricional;

• O risco de anemia aumenta na gestação e durante o aleitamento materno, nos primeiros anos de vida das crianças e nos idosos.

Diagnóstico
Avaliação clínica e exames laboratoriais de sangue são fundamentais para o diagnóstico. Uma vez constatado o distúrbio, é indispensável determinar sua causa para introduzir o tratamento adequado.


Tratamento
O tratamento das anemias é diretamente determinado pela doença de base que provocou a falta de produção ou a destruição das hemácias.

Fonte: drauziovarella

4 comentários:

  1. olá,gostei muito,desse site,pois me ajudou bastante.Estou com todos os sintomas da anemia,fadiga,cansaço,palida,muito esquecida,sinto muito sono e fraqueza.Se eu andar de mais me falta ar.Eu tenho apenas 17 anos,numca fumei cigarros ou outras coisa,e nem ingeri bebida acóolica.Mas será que o que tenho e anemia,ou coisa passageira? Me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  2. O hemograma é o principal exame a ser realizado quando há suspeita de anemia.

    Neste exame é possível a avaliação da série vermelha, que inclui os seguintes parâmetros:

    número total de hemácias
    hemoglobina
    hematócrito
    volume corpuscular médio (VCM)
    hemoglobina corpuscular média (HCM)
    concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM)
    Red Cell Distribution Width (RDW): Índice de Anisocitose


    Os valores da normalidade variam de acordo com sexo e idade. Além destes parâmetros, a análise morfológica das hemácias (esfregaço de sangue periférico) é útil também para o diagnóstico etiológico.


    A contagem de reticulócitos é usada para avaliar a produção das hemácias. Expresso em percentagem, o valor normal é de até 2%.
    Em termos absolutos varia entre 16.000 e 70.000 reticulócitos/mm³.


    Outros exames podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico, tais como a dosagem de ferritina e ferro séricos, eletroforese de hemoglobina, teste da G6PD, teste da resistência globular osmótica, teste de Coombs, teste de HAM, entre outros.

    Atenciosamente

    Roberto Quintana e equipe

    ResponderExcluir
  3. gostei mt das informações fornecidas pelo site gostei obg

    ResponderExcluir
  4. eu gostei muito , me ajudou muito acho que estou com amenia

    ResponderExcluir