quinta-feira, 13 de agosto de 2009

RPG O SEGREDO DA BOA POSTURA





rpg-souchard

A Reeducação Postural Global traz inúmeros benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas.

A técnica tem sido encontrada em academias e clínicas de estética, com o intuito de integrar benefícios.

Uma decisão pode mudar e melhorar toda a sua vida. Muitas pessoas têm considerado a atividade física um dos principais fatores para melhorar a qualidade de vida – o grande desafio da sociedade moderna. 

No entanto, em muitos casos ainda é preciso integrar a atividade física à saúde corporal, respeitando os limites do corpo e da mente.

Nosso corpo passa por transformações ao longo dos anos, e até mesmo os esportistas não estão livres de terem problemas de postura. 

Segundo o fisioterapeuta Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG (Reeducação Postural Global), os praticantes de atividade física correm o risco muito grande de terem algum desvio de postura por não fazerem do alongamento uma prática constante nos treinamentos e, conseqüentemente, acabam tendo maus hábitos, que podem levar a desvios na postura, muitas vezes não aparente.

Criar desequilíbrios aos músculos é mais comum do que se imagina, o simples ato de sentar de forma errada pode causar muitos danos a estrutura do corpo.

O estudante de publicidade José Lourenço, em apenas uma sessão de RPG conseguiu obter bons resultados.



“ Comecei a treinar musculação há pouco tempo  e não fazia nem idéia que tinha problema de postura. 

O instrutor da academia me orientou que procurasse um profissional de RPG. Na primeira sessão já consegui me sentir melhor. Foi muito bom, porque não achava que fosse me prejudicar, só agora percebo a diferença que faz.”
 
A RPG é essencial para atletas iniciantes ou profissionais. “O atleta desenvolve lesões relacionadas à sua prática esportiva e temos que minimizar ao máximo as conseqüências do esporte praticado. 

A RPG no esporte tem um papel fundamental para reduzir os traumas e lesões e para aumentar a performance do atleta”, explica o Dr. Alamiro de Carvalho, do Instituto de Reeducação Postural Global.


Na infância, conforme explica Dr. Barros é comum surgir os primeiros sintomas de desorganização do sistema muscular. Nesta fase a criança se desenvolve muito rápido, mais que o próprio osso, gerando má postura. O corpo, de  certa forma, rejeita essa posição, no entanto, ainda não pode ser considerada uma lesão. “Neste caso chamamos de tratamento preventivo/estético. 


Com o passar do tempo se não for feito o tratamento adequado à essa disfunção, as lesões podem se estruturar e se transformar em problemas”, explica Barros.


O fisioterapeuta alerta ainda sobre a importância de procurar auxílio de um profissional assim que for percebido os primeiros sintomas de má postura ou dores constantes. Barros deixa claro que o tratamento independe da idade e deve ser feito o mais cedo possível.


Técnica de tratamento
A RPG é uma técnica terapêutica, que tem como princípios trabalhar os músculos que são formados pelas fibras estáticas (músculos antigravitários responsáveis pela nossa posição ereta, e fibra dinâmicas) responsáveis pelos nossos movimentos amplos em todas as direções do espaço. 

“Para, sermos eficazes terapeuticamente devemos considerar esta diferença e trabalhar esta musculatura diferenciadamente, expõe Dr. Carvalho.


Essa reeducação postural é utilizada, essencialmente, para lidar com finalidades curativas. O diagnostico é individual e específico para cada paciente. “Tratamos a patologia de acordo com as necessidades de cada paciente, em muitos casos ele expõe o problema superficialmente, cabe a nós os profissionais, descobrir a raiz do problema” afirma Barros.

É a partir do relato de cada paciente, que o fisioterapeuta faz uma observação do corpo, para avaliar qual o melhor tratamento, dividindo-o em algumas partes: cervical, ombros (cotovelo, punho e mão), dorsal, lombar, quadril, joelho e pés (ante-pé e retro-pé).

Para obter bons resultados no tratamento é necessário descobrir a relação que existe entre uma simples dor do ombro com o resto do grupo muscular. 

“Conhecer os hábitos do paciente é extremamente importante, porque uma dor de ombro exposto por uma pessoa com determinadas características, jamais será igual ao de outra, pois as pessoas são diferentes e vivem de forma diferente”, explica Barros.

Durante o tratamento a respiração é trabalhada de forma específica para cada caso, proporcionando um alongamento muscular e melhorando a funcionalidade entre a respiração e a postura. 

“A RPG proporciona um relaxamento respiratório, pois trabalhamos também o principal músculo responsável pela respiração (diafragma), tornando o tratamento global, ou seja, tratamos o corpo como um todo”, elucida o fisioterapeuta.



Tratamento Estético
A exigência com a beleza está cada vez mais acentuada. Cada um a seu modo está incorporando as vantagens que os avanços tecnológicos e as novas técnicas apresentam.

De acordo com o Dr. Barros, a RPG pode ser utilizada para tratamentos estéticos e preventivos da má postura.

“Algumas pessoas apresentam crescimento exagerado em pouco tempo, criando uma postura inadequada, assim como hábitos da vida diária e esportes de composição, levam a disfunções dos músculos e ossos”.

As clínicas de estética acostumadas a lidar com as necessidades de um público altamente exigente, quando se trata de beleza, tem acrescentado na lista de serviços prestados a RPG. 

Para Barros, a técnica traz muitos benefícios se forem integrados a outras técnicas de estética, mas ele adverte: “A RPG não pode ser considerada uma técnica para redução de peso. Não é adequado utiliza-la para essa finalidade, porque a RPG não apresenta grande queima de calorias durante a sessão”.


As academias também entraram na lista dos estabelecimentos que estão oferecendo a RPG, como fonte de proporcionar benefícios integrados aos praticantes de exercícios.

Fonte: Muscle in Form








veja matéria publicada em
15 out 2010
CUIDADO COM A POSTURA






.

Nenhum comentário:

Postar um comentário