sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PILATES E GRAVIDEZ




Durante a gravidez, o centro de gravidade da mulher muda aumentando muito a curvatura lombar.





No início do 2º trimestre a mulher inicia a produção de hormônios, que permitem o aumento da mobilidade nas articulações, com a conseqüente perda de alguma estabilidade natural.

Para isso, o método PILATES contempla os exercícios de preparação e recuperação pós-parto. Os exercícios de PILATES promovem um fortalecimento dos músculos nas costas, nas pernas, glúteos e músculos abdominais profundos, permitindo assim, que as mudanças físicas que ocorrem sejam bem toleradas durante toda a gravidez.

Com o método a respiração é reeducada como também a gestante se torna mais tranqüila e consciente dos seus atos com mais coordenação e controle destes.

PILATES é particularmente bem sucedido a tonificar os músculos da zona púbica e abdominais profundos, após o parto. A pratica deve começar após o terceiro mês e de uma forma bem suave, bastando obedecer um dos conceitos básicos do método que é o de respeitar os limites e a individualidade de cada pessoa.

O momento de parar também é variável de pessoa para pessoa, podendo, se não houver nenhum tipo de desconforto em sua prática, ser praticado até o último mês de gravidez. A prática do método não tem nenhuma restrição, a não ser que a gestante tenha uma gravidez de risco.
Fonte : Revista Pilates



VEJA MATÉRIA PUBLICADA EM
28 FEV 2010

CUIDADOS NA GRAVIDEZ COM O PILATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário