quarta-feira, 29 de julho de 2009

MOCHILAS E A SUA COLUNA



DE OLHO NA POSTURA NA HORA DE USAR A MOCHILA

Ortopedista chama a atenção para a postura correta na hora de usar a mochila. A intenção é desmistificar a idéia de que a mochila é a vilã da coluna, quando a verdadeira vilã é a postura incorreta.


Em pleno começo de ano letivo não há muito que temer, pelo menos, em relação às mochilas das crianças e dos adolescentes. Há praticamente um “mito” de que as mochilas são as vilãs da coluna e que podem causar problemas à saúde, mas não é bem assim. A atenção, nesse caso, deve estar mais voltada para a má postura dos jovens. Para que não haja dúvidas na hora de colocar a mochila nas costas, o ortopedista Ricon Jr. dá algumas dicas:


∙ Verificar se a mochila está bem moldada no corpo e bem acoplada nas costas;


∙ Escolher os modelos que tenham tiras confortáveis;


∙ Evitar as mochilas de um único ombro, pois esse modelo força mais a coluna e os músculos trapézios, que fazem o contorno do pescoço e ombro;


∙ Não deixar espaços para que oscile de um lado para o outro;


∙ Carregar realmente o necessário;


“Quanto mais leve for o peso melhor, não há dúvida, mas o que acontece é que há um vício de postura em algumas crianças e jovens, que acabam carregando a mochila de forma ergonomicamente incorreta. Além disso, a maioria carrega a mochila para ir e voltar da escola e não o dia inteiro”, ressalta o Dr. Ricon Jr.


Os vícios posturais podem ser sim os grandes vilões, pois a postura incorreta no dia-a-dia pode acabar em lesões, como as contraturas musculares. “É preciso ficar sempre atento à postura dos jovens. Seja na hora de ir para a escola, na hora de comer, de ver televisão, etc”, alerta o ortopedista. Por isso, manter a coluna sempre ereta, o abdômen contraído, a respiração correta e praticar atividades físicas regulares, são hábitos que fazem a diferença para a saúde.




VEJA TAMBÉM MATÉRIA PUBLICADA EM
7 DEZ 2009
PROBLEMA REFERENTES AO PESO DAS MOCHILAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário